12 de jun. de 2009

Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta

Hoje (11/06) iniciamos nossa aventura de visitar todos os 78 municípios do Espírito Santo. Saímos de João Neiva às 7:10h com muita expectativa. Moto já abastecida, revisada e pronta pegamos a estrada em direção a Castelo. Manhã fria, especialmente ao passarmos por Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, primeira parada para abastecimento, esticada do corpo e algumas fotos da Pedra Azul. Retornamos à estrada, que por sinal a BR262 tem vários trechos em péssimo estado de conservação e em manutenção.

Conseguimos chegar enfim a Castelo, acreditem congestionamento na chegada da cidade. Eram vários carros, motos e muitos ônibus, todos para ver um trabalho realmente lindo executado pelos moradores.

Logo na chegada nos deparamos com ruas fechadas e fomos levados a subir... subir... e subir para chegarmos aos tapetes. Conseguimos um lugar especial com sombra bem próximo ao caminho de tapetes. Deixamos a moto descansando e iniciamos nossa procissão por toda aquela obra de arte, realmente linda. Muita gente na cidade, gente de todos os “tipos” e “modelos”. O caminho ao lado dos tapetes era um congestionamento só. Gente caminhando, gente tirando foto, gente admirando e dizendo “que lindo!”. Após mais de meia hora caminhando pudemos percorrer toda a extensão dos tapetes e percebemos que a fome batia forte. Foi então uma luta para achar algum lugar na cidade, era fila monstruosa na frente dos restaurantes e praça de alimentação, pessoas levantando da mesa e disputa pelo lugar. Caminhamos por diversos estabelecimentos e encontramos uma lanchonete com um pessoal simpático e uns salgados quentinhos saídos do forno e nos atracamos. Após essa deliciosa refeição voltamos à estrada pois tínhamos mais duas cidades por visitar. Rumamos em direção a Cachoeiro de Itapemirim.

Ao chegarmos à cidade fomos logo procurar a casa de Roberto Carlos e dos Braga. Encontramos uma placa e depois de uma simpática indicação “Ali Casa do Rei R.C.”. Para variar mais uma ladeira e chegamos a uma casa azul e branca num final de rua, que pena que estava fechada. Fotos para comprovação da visita e prosseguimos à procura da Casa dos Braga, encontramos e adivinhem... que pena também fechada. Mais fotos. Ah! Sem esquecer a foto em frente a agência da Caixa é claro.

Seguindo nosso planejamento, nos dirigimos para Vargem Alta, última cidade deste roteiro. Não me envergonho em dizer que passamos direto no trevo de entrada para Vargem Alta, eu estava preocupado numa ultrapassagem e minha navegadora acho que sonhava no momento.

No caminho à Vargem Alta pudemos admirar uma paisagem exuberante num mirante onde via-se Cachoeiro inteira, vista maravilhosa. E também um pessoal que tinha acabado de praticar vôo livre guardava seu equipamento.

Vargem Alta é uma cidadezinha pacata e muuuuuito fria. Não ficamos muito ali pois eram por volta de 16h, o sol tinha sumido e o vento frio começava esfriar os ossos. Pensamos em tirar algumas fotos num lugar lindo, o Hotel Monte Verde (recordação de nossa Lua de Mel), mas para nossa surpresa eles estão cobrando ingresso de visitantes, bem, colocamos as luvas pois as mãos começavam a congelar, demos meia volta e seguimos nossa estrada.

Entre saltos a quebra molas não sinalizados, desvios a buracos muitos e trechos literalmente de chão batido chegamos novamente à BR 262.

Rodamos até Santa Isabel, Domingos Martins, onde paramos no Café com Prosa para comer alguma coisa e esticar as pernas novamente, porque ninguém é de ferro e muito menos o bumbum, né?! ... Não sabemos se o pão com leitão é realmente delicioso ou se a fome era muita, mas nos deliciamos com a iguaria (comemos pão com leitão mas parecia cebola com pão e leitão). Após comermos e o pipi básico, já de noite, seguimos viagem rumo ao nosso lar, João Neiva. Estrada lotada, trânsito pesado e Rodovia do Contorno muito perigosa, mas chegamos por volta de 19:50h, cansados mas satisfeitos com o sucesso deste primeiro roteiro.

Até o próximo!



Números:



Quilometragem percorrida: 541,5km
Combustível: 24,19 litros
Consumo: 22,36 km/l
Tempo de viagem: 12h35min
Tempo de viagem real: 8h35min (efetivamente em cima da moto)
Valor gasto: Abastecimento: R$ 62,43 (3 abastecimentos)
...................Alimentação: R$ 31,00






0 comentários: